Segunda-feira, 12 de Fevereiro de 2007

Divulgação 2-2007

Grupo dos Amigos de Olivença

www.olivenca.org

 

Divulgação 2-2007

Pela irreverência e sentido crítico, aprecie-se a oportuna ironia do vídeo «A Tomada de Olivença: português que é português tem de chatear um espanhol pelo menos uma vez»: http://31tv.blogs.sapo.pt/, em exibição no «YouTube».

O vídeo teve repercussão em diversos meios e suscitou, como é habitual, a atenção e escrutínio das autoridades espanholas...

Na edição de hoje, o diário «24 Horas» publica uma saborosa reportagem sobre o assunto, assinada por Luís Maneta, que se transcreve:

 

 

24 Horas, 11-02-07



BANDEIRA PORTUGUESA FOI IÇADA EM ESPANHA - PORTUGUESES "RECONQUISTAM" OLIVENÇA

Foi por pouco tempo mas uma bandeira nacional voltou a ser desfraldada no castelo de Olivença. A "invasão" foi filmada e circula na Net. Os espanhóis é que não acharam piada nenhuma....

Dois séculos após a ocupação de Olivença por Espanha, a bandeira portuguesa voltou a ser desfraldada no castelo da cidade. A brincadeira foi gravada em vídeo e colocada no "site" YouTube. O filme, com a duração de quatro minutos, terá sido rodado entre os dias 4 e 7 de Janeiro, e mostra dois portugueses, disfarçados de Darth Vader, a personagem tenebrosa da "Guerra nas Estrelas", a passearem de noite pelo centro de Olivença.

O trajecto inclui a Rua Vasco da Gama, o pelourinho, na Praça da Constituição, junto à esquadra da polícia local, o antigo Palácio dos Duques de Cadaval e a Igreja de Santa Maria, mandada construir no século XVI pelo Bispo de Elvas.

O ponto alto passa-se no interior do Castelo. Uma vez "ludibriadas as força de segurança locais", os "nossos" homens sobem à Porta de São Sebastião - uma das entradas - e desfraldam a bandeira nacional ao som de "Uma Casa Portuguesa", um fado de Amália Rodrigues.

ESPANHÓIS INDIGNADOS

Intitulado "A Tomada de Olivença", o filme suscitou reacções indignadas em Espanha. Segundo um utilizador do YouTube, a ficção é mesmo "a única forma" de Portugal reconquistar a cidade. "A ver se nos deixam tranquilos de uma vez por todas, que Olivença é espanhola", desabafa outro.

O mal-estar chegou às páginas da imprensa local e o alcaide de Olivença, Ramón Rocha, disse que a acção dos portugueses frente à esquadra da polícia só foi possível porque o edifício está em obras. Por outro lado, o acesso ao castelo é livre, uma vez desviada uma barreira de protecção. O alcaide classifica o episódio "uma brincadeira", e diz nada ter a ver com os movimentos que consideram ilegal a ocupação de Olivença.

PORTUGUESES SATISFEITOS

"Não há motivos para os espanhóis se sentirem ofendidos. Dar um sentido de humor às coisas é uma forma de as desdramatizar. O problema existe, toda a gente sabe, mas nada impede que se brinque com isso", diz Carlos Luna, do Grupo dos Amigos de Olivença (GAO).

Assegurando que o GAO "nada teve que ver" com a brincadeira, Luna diz que as autoridades espanholas costumam "reagir muito mal a este tipo de coisas" e lembra a "forte pressão" exercida há dois anos pela Guardia Civil Quanto às motivações, ficam expressas nos primeiros segundos: "Português que é português, chateia um espanhol pelo menos uma vez".

 

Luís Maneta

 

 

 

Lx., 11-02-2007.

SI/Grupo dos Amigos de Olivença

 

__________________

Rua Portas S. Antão, 58 (Casa do Alentejo), 1150-268 Lisboa

www.olivenca.org

olivenca@olivenca.org

Tlm. 96 743 17 69  -  Fax. 21 259 05 77

Jornal de Olivença editou às 16:34

link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De blopesdarocha a 17 de Fevereiro de 2007 às 23:16


Olivença, brincadeiras e caso sério. Seja como for, temos que agir.
Em principio parece possível resolver a questão de Olivença com argumentos e provas. Mas não é assim. Conversa para acertar fronteiras não surte o efeito esperado. Não surtiu na Iugoslávia nem vai surtir na Península Ibérica. Foi pelo uso da força militar que Castela nos tirou Olivença e, antes, também pela força militar subjugou as demais nações que constituem um aglomerado a que foi dado o nome de Espanha, para consolidar a idéia de que Castela não existe mais como nação dominadora.e que nem a língua castelhana existe. Língua espanhola é um pseudônimo para encobrir o castelhano. Nós portugueses não temos como acreditar no diálogo com a Espanha para reavermos Olivença. Pelo diálogo também não é fácil convencer os oliventinos de que eles são espanhóis por força de uma injustiça e uma guerra suja, pois nasceram em território português.
Os oliventinos amam a Espanha, porque são facilmente educados com essa finalidade visto que não lhes foi contado nada do genocídio. A alteração de fronteiras pela força militar tem gosto de conquista para o vencedor que logo esquece mas o gosto de derrota gera na mente dos vencidos o ódio que só a desforra pode excluir. Jamais os rebeldes aceitarão a decisão dos conformados. No caso do País basco, está bem claro que, a aceitação de algum domínio externo, só poderá ser aquele que foi aceito pelas nações da U E, e nunca o que vem dos castelhanos que sempre os dominaram pela força: a mesma força que usaram, muitas vezes, em tentativas de anexar Portugal. A Castela vai ter que aceitar o País basco como mais um membro da U E. e, deve-se preparar para devolver Olivença. A indiferença do governo espanhol é o começo do fim da Espanha e do idioma espanhol– agrupamento forçado-; é o ressurgimento das nações ibéricas oprimidas e de seus idiomas. Um idioma comum será escolhido para comunicação geral entre todas as nações e certamente não será o castelhano. Que seja o, Esperanto ou Inglês .Acho que num plebiscito, os espanhóis decidiriam devolver Olivença a Portugal e exigiriam da Inglaterra a devolução de Gibraltar. Se isso acontecer não haverá mais perigo de desunião.
bernardolopes@superig.com.br

Comentar post

Janeiro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Defendendo Olivença

Em defesa do português Oliventino

Olivença back to Portugal

pesquisar

 

Arquivos Recentes

Cimeira Luso-Espanhola, e...

Divulgação GAO 09-2008

Aniversário da ocupação d...

200 anos sobre o Manifest...

se ha creado en Olivenza ...

Divulgação 03/08 da GAO

Divulgação GAO 02-2008

Carta Aberta ao Senhor Pr...

SÓCRATES E OLIVENÇA

XXIII Cimeira Luso-Espanh...

Arquivos

Janeiro 2009

Julho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Fevereiro 2007

Novembro 2006

Outubro 2006

Agosto 2006

Junho 2006

Maio 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Sites por Olivença


Grupo dos Amigos de Olivença    

Olivença,Olivenza    

Zolmer Xu Homepage    

PORTUGAL LIVRE

Foruns por Olivença


Forum Olivença     

Forum Defesa     

Grupos por Olivença


Grupo Olivença

Grupo Olivença é portuguesa (MSN)

Blogs por Olivença


Olivença é Portuguesa

Olivença é Portugal

Solidários a Olivença


Sonho Alentejano

EU acredito em Portugal

Viver Livremente

Beja

Um bolíndri na tarrafa

Estou no...


Estou no Blog.com.pt

E você, blogaqui?



blogs SAPO

subscrever feeds

tags

todas as tags